sábado, 1 de maio de 2010

Lasanha de frango e batata palha

Olá pessoal,

Amanhã é domingo. Dia de descanso e, para muitos, dia de fazer pratos rápidos e práticos. A lasanha é uma boa pedida.

Mas, vocês sabem a história da lasanha?

A palavra lasanha provém da grega "lasanon" que significa pote de quarto. O termo foi depois emprestado pelos romanos como "lasanum" para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.
Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.
A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluía tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus. (Fonte: Wikipédia)

Então, vamos à receita:





Ingredientes:

01 pacote de massa de lasanha pré-cozida
02 peitos de frango pequenos
01 cubo de caldo de frango
01 cebola pequena
Alho, sal e semente de coentro à gosto
Cominho, pimenta do reino e corante à gosto
Tempero verde e pimentão à gosto
02 tomates picadinhos
01 sachê grande de molho de tomate (pode ser a bolonhesa)
01 pacote de batata palha
200 g de queijo mussarela
200 g de presunto
Azeitonas para decorar
Orégano e queijo parmesão ralado à gosto

Modo de preparo

Corte os peitos de frango grosseiramente e os cozinhe com água e o cubo de caldo de galinha até ficarem bem molinhos. Reserve o caldo do cozimento e desfie o frango.
Refogue num fio de óleo o alho amassado com a semente de coentro e sal, a cebola, junte o tomate, pimentão e tempero verde. Deixe refogar um pouco e junte o frango desfiado. Coloque um pouco do caldo do cozimento dos peitos de frango e deixe cozinhar um pouco para apurar o sabor. Coloque o molho de tomate de deixe cozer por mais uns 3 minutos. Reserve.

Montagem

Em um refratário médio, coloque um pouco do recheio. Disponha folhas de massa de lasanha. Coloque mais molho, forre com o queijo, presunto e batata palha. Repita essas camadas, terminando com molho e batata palha. Salpique orégano e queijo parmesão ralado. Decore com as azeitonas. Forre com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos.

Bom apetite e tenha um ótimo domingo!

4 comentários:

  1. Amiga...Parabésn pelo blog..ADORO lasanha..
    Hummmmmmmm
    Já estou te seguindo. bjs

    ResponderExcluir
  2. Dani,

    Ameia a lasanha e a história também.Uma delícia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. olá. adoro lasanha!!!rs sou recem casada. e nunca fiz uma lasanha na minha casa,na minha consepçao seria impusivél! mas depois de ter lido aqui no site commo se faz. rsrsrs me arrependir de nao ter proucurado a receita antes. muito fácio!!! vou fazer concerteza e sem medo! kkk depois eu digo se deu certo. obrigado dez de já bjux.

    ResponderExcluir
  4. A receita e muito facil de fazer e uma delicia..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seus comentários me deixam muito feliz.
Volte sempre.
Abraços,
Cozinha sem Drama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails