sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bolo do aniversário de Aharon (meu bebê)

Olá!!!

Esse bolo que eu trago hoje fez o maior sucesso e fiquei muito contente, pois foi a primeira vez que fiz um bolo de aniversário de verdade (kkk). Eu fiz o bolo, recheei e cobri com o glacê de leite condensado. Minha irmã Deise fez a pasta de leite em pó e depois de aplicá-la, fez toda a decoração. Ficou lindo neh? Pra ela também foi a primeira vez em decorar um bolo de aniversário e ainda mais com pasta, viu? E atendendo a pedidos quase suplicantes de Rose (Flor) (rsrsrsrs) hoje disponho a receita. É trabalhoso, mas vale a pena o resultado.


Ingredientes:

Massa:
06 gemas
06 claras batidas em neve
05 xícaras de farinha de trigo com fermento
01 xícara de amido de milho
03 xícaras de açúcar
05 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
01 e ½ copo de leite
01 xícara de achocolatado em pó

1° recheio:
01 pote de 250 g de doce de leite pastoso
100 g de ameixas picadinhas
03 colheres de leite

2° recheio:
200 g de chocolate ao leite
200 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite

Glacê para aderir a pasta:
01 lata de leite condensado
01 colher de sopa de emulsificante

Pasta de leite em pó:
04 xícaras de açúcar impalpável
04 xícaras de leite em pó
02 colheres de chá de margarina
01 e ½ lata de leite condensado

Calda para regar:
01 xícara de água
01 colher de chá de essência de baunilha
03 colheres de açúcar comum

Modo de preparo:

Massa:
Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de 25cm de diâmetro e reserve. Bata as gemas com o açúcar e a margarina até virar um creme claro e homogêneo. Adicione o amido de milho, uma parte da farinha de trigo e um pouco do leite e continue batendo. Coloque o restante da farinha e mais um pouco de leite. Bata bastante até ficar uma massa lisa. Acrescente as claras em neve e o restante do leite. Bata mais um pouco. Despeje um pouco mais que a metade da massa na fôrma. Na parte restante, acrescente o achocolatado e misture bem até ficar encorpado à massa. Distribua essa massa por cima da outra fazendo círculos, assim, o bolo ficará mesclado. Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura de 180° por cerca de 50 minutos ou até que se espete uma faca e essa saia limpa.

Calda para regar:
Misture tudo e leve ao fogo até ferver. Espere esfriar.

1° recheio: Doce de leite com ameixas
Leve o doce, o leite e as ameixas ao fogo até ferver, misturando sempre. Deixe esfriar.

2° recheio: ganache de chocolate
Leve o creme de leite ao fogo em banho Maria. Antes que ele ferva, adicione o chocolate ao leite e o meio amargo picadinhos. Vá misturando até que ele derreta completamente. Deixe esfriar.

Glacê para aderir a pasta:
Junte os dois ingredientes e leve à batedeira. Bata até criar consistência de glacê. (aproximadamente 5 minutos).


Pasta de leite em pó:
Junte o açúcar com o leite em pó. Adicione a margarina e vá colocando aos poucos o leite condensado até virar uma massa que desgrude das mãos.
Reserve uma pequena parte para a decoração e cubra com um plástico para não ressecar. Abra com um rolo a massa sobre uma superfície polvilhada com açúcar impalpável.

Montagem:
Desenforme o bolo ainda morno e espere esfriar. Corte-o em três camadas. Regue a primeira camada e coloque o recheio de doce de leite e ameixas. Coloque sobre esse recheio a segunda camada, regue-a com a calda e distribua o ganache de chocolate. Por cima coloque a última camada do bolo e regue. Cubra todo o bolo com o glacê de leite condensado. Enrole a pasta de leite em pó no rolo e forre o bolo, aderido-a suavemente sobre o glacê. Retire os excessos.
Com a parte reservada, divida-a em partes referentes as cores que irá usar. Tinja com corante gel na cor desejada, amasse bem até aderir a cor. Abra com um rolo e utilize um cortador em formato de estrela. Com o restante, corte tiras e disponha em volta do bolo.

Faltou fotos da confecção da massa do bolo, mas como eu também sou a fotógrafa, as vezes fica impossível. Quando fizerem, mandem comentários e fotos, para vermos como ficou.
Até mais.

40 comentários:

  1. Irmã, este é O BOLO!!!
    Adorei participar!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. "Tia" Dani, esse bolo estava divino!!!Eu e Rose ficamos com gostinho de quero sempre,rsrsr. Vou enviar o blog pra uma tia minha q ama fazer bolo. Pq eu ainda vou começar a treinar na cozinha, e é claro com suas dicas agora!Bjos, "Tia" Lu.

    ResponderExcluir
  3. Danis Flor esse bolo hummmm, nem preciso dizer que foi o melhor de todos os aniversários q já fui. Não vejo a hora de Aharon completar dois anos (rsrsr)sugiro que repita a receita, até mesmo pra ir treinando (rsrsrs) como se precisasse em Flor? bjs e há obrigada por citar-me nessa receita divina, me senti lisonjeada.

    ResponderExcluir
  4. Só de lembrar desse bolo senti uma coisa aqui!!! Ai,ai...Na verdade eu sugiro que vc comemore o aniver de Aharon todo mês só pras "tias" terem o prazer de desfrutar dessa delícia!!Bjos, da "Tia" Lu.

    ResponderExcluir
  5. brigado pela visita aos meus cantinhos e com certeza virei mais vezes visitar o teu. ta um mimo este bolinho e essa fatia ta qq coisa de divinal. parabens
    bjs
    luciana de portugal!!

    ResponderExcluir
  6. Mais um bolo lindo
    Parabéns para você, e para o seu bébé.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. O que vc usou para colar as tirinhas e as estrelinhas? Meu filho vai fazer aniversário, é eu estou querendo fazer um bolo do homem-aranha(de dois andares vermelho com teias desenhadas e algumas aranhas e vou colocar uma vela do homem aranha) quero saber como faço para colar as aranhas.

    ResponderExcluir
  8. Olá (Anônimo)!
    Para colar as estrelinhas e tiras usei apenas água. Tenho um pincel que uso só para este fim. Se as aranhas do bolo forem pesadas e a pincelada de água não for suficiente, você poderá usar glacê real. Em casas de confeitaria você encontra o pó para o preparo.
    Espero ter te ajudado. Volte sempre. Sinta-se sempre bem vinda(o).

    Abraços, Daniana
    Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  9. Achei tudo lindo,mas e o fermento da massa??

    ResponderExcluir
  10. Olá Simone,

    Obrigada pela visita e obrigada por perguntar. Eu havia esquecido de colocar sobre o fermento da massa. Sempre uso farinha de trigo com fermento.
    Sinta-se sempre bem vinda.

    Abraços, Daniana
    Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  11. Daniana gostei muito de seus bolos são lindos vc tem orkut se tiver posso te adicionar como amiga eu sou iniciante na cozinha amo conzinhar e de artezanato são as minhas duas paixao.
    um grande abraço para vc

    BJS

    ResponderExcluir
  12. Olá em algumas receitas de pasta de leite vc usa margarina, qual a melhor forma de utilizar, com ou sem margarina? Ah, e dá pra fazer qualquer modelagem com essa pasta ou é melhor a americana para os detalhes. Aguardo resposta urgentemente, please!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pode fazer sem margarina. Como essa receita foi a primeira vez que testei, resolvi usar, mas depois percebi que não há necessidade.
      Já para os detalhes e modelagens, eu costumo usar uma mistura de pasta americana com pastilhagem.

      Obrigada pela visita.
      Abraço,
      Daniana
      Blog Cozinha sem drama

      Excluir
  13. Olá! Adorei seu blog. Sempre faço bolos para o pessoal da família e amigos, mas não trabalho com isso. Eles sempre me incentivam, mas falta um pouco de coragem. Agora estou procurando idéias para o bolo de aniversário do meu filho que fará um ano. Gostei muito do seu blog ( O pessoal inclusive me incentiva a criar um também para as coisas que faço na cozinha, mas ainda falta coragem também. Tenho um blog mas para outros assuntos, se quiser dar uma olhada depois, fique a vontade. Bom, o que eu queria mesmo era te parabenizar pelo blog e pela forma como conversa com seus leitores e tirar uma dúvida com você. Essa pasta de leite em pó para cobertura deve ser ótima e mais saborosa que a pasta americana, mas gostaria de saber se posso cobrir o bolo um dia antes do aniversário ou se é bom cobrir somente no dia. Desde já agradeço a atenção. Beijo e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa,

      É um prazer ter você como leitora. Obrigada de coração.
      Com certeza essa pasta é infinitamente mais saborosa que a pasta americana. Você pode sim cobrir o bolo na véspera. Só tome cuidado com o recheio. Alguns, como o de coco, estragam com facilidade em dias quentes.

      Abraço,
      Daniana
      Blog Cozinha sem drama

      Excluir
  14. Olá!!Menina do jeito que vc explicou ficou tão simples que me animei em fazer um decorado com a pasta,já que com o glacê não levo muito jeito, então lá vão as dúvidas:se eu aplicar no bolo gelado ou gelar já pronto não vai derreter? e dá para colorir com corante liquído(vou usar só uma cor)?
    desde já agradeço
    abraços e parabéns

    ResponderExcluir
  15. Oi Célia, que bom ter você por aqui!
    Eu nunca usei a pasta em um bolo gelado. É possível que a pasta comece a suar se você fizer assim e não vai vai ficar com um aspecto muito bonito. Dê preferência para o corante em gel que não altera a textura da pasta.
    Quero ver depois de pronto viu?
    Abraço, Daniana
    Blog Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  16. Socorrrooooo Daniii!!!!Não deu certo a pasta está grudenta!Cometi um erro grande ao invés de colocar o leite condensado aos poucos foi tudo de uma vez,aí acrescentei mais leite em pó e depois mais açucar mesmo assim não tá dando certo!Um desastre só!Será que ainda dá pra consertar?!Me ajuuudaaa pelo amor de DEUS!!!!
    OBS:ainda bem que o bolo é pra amanhã!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Célia,
    Se colocar mais açúcar e leite em pó tem chances de salvar a pasta.
    Desculpa a demora em responder.
    Me diz como ficou.

    Abraço,
    Daniana
    Blog Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  18. Então apesar de todo o meu desespero,graças a Deus deu certo.Praticamente dobrei a receita e mesmo assim tava um pouco difícil de abrir, aí passei um pouco de margarina no rolo aí sim eu consegui.Na hora de cobrir o bolo a pasta quebro mas deu para esconder!bom para meu primeiro bolo acho q ficou legal!
    obrigada pela atenção!
    Ah,a foto do bolo dá pra vc ver no meu face!
    facebook.com\célia paes
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá querida, gostaria de saber se um bolo coberto com pasta de leite racha a massa ao partir?
    Obrigada Flávia.

    ResponderExcluir
  20. Oi Flávia,
    É um prazer ter você por aqui.
    Não, a massa não racha ao partir.
    Quando fizer o bolo coberto, me diz o que achou.

    Abraço,
    Daniana
    Blog Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  21. ola querida esse blog é uma delicia literalmente kkkkk
    eu tbm tenho um blog trabalho com ornamentação de festas infantis e lembranças da uma espiadinha la tbm é http://mundoencantadofesta.blogspot.com.br mais agora vamos ao q interessa kkkkkk
    vi na net na hora de molhar o bolo colocaram refrigerante de guaraná fica bom ?
    adorei seu blog bjosssssss

    ResponderExcluir
  22. Oi Natália,

    Obrigada pela visita.
    Pode molhar o bolo com refrigerante sim, fica ótimo. Já usei de limão, laranja e guaraná.
    Experimenta e me diz o que achou.

    Abraços,
    Daniana
    Blog Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Daniana !
      o bolo ficou bom só mais uma coisa qd coloco a anelina para colorir a massa .ah tem q ser só em gel ?
      muito obrigada
      bjooooooooooo

      Excluir
    2. Oi Natália,
      Para a pasta de leite em pó tem que ser gel, pois aqueles corantes em pó não vão aderir uniformemente à pasta.
      Agora, se for para tingir a massa do bolo, pode usar qualquer um.

      Abraços,
      Daniana
      Blog Cozinha sem drama

      Excluir
  23. Ola Daniana!
    uma ultima duvida quando devo colocar o corante com a massa seca ou depois q ela estiver misturada ?
    obrigada mesmo vc é um amor por dividir seua conhecimentos Deus te abençõe sempre
    bjossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, tudo bem?

      O corante deve ser colocado por último, quando a massa já estiver pronta para aplicar no bolo.
      Depois quero ver seu bolo, viu?

      Essa é a página do blog no face: http://www.facebook.com/blogcozinhasemdrama

      Já está participando do sorteio?

      Beijos
      Daniana
      Blog Cozinha sem drama

      Excluir
    2. ok no vai demorar um pouquinho o niver da minha filha sera no dia 01/12/12
      mais pode deixar vou posta a foto
      mais uma vez brigada

      Excluir
  24. Boa tarde, meu filho quer um bolo do homem aranha, eu não sei qual galce usar para fazer a teia você pode me ajudar? por fazer me de uma dica de qual galce posso usar para fazer as teias?
    Att: Gleide

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Oi Gleide,
    Obrigada por sua visita. Sinta-se sempre bem vinda.
    Para fazer as teias, você pode usar o glacê real.
    Em lojas de produtos de festas vende a mistura para o preparo.

    Abraço,
    Daniana
    Blog Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  26. aqui nao tei um bolo bebe que e menina

    ResponderExcluir
  27. Oi Rafaela Gabriela,

    Neste post realmente não há bolos para meninas. Mas há outras postagens no blog. Segue alguns links:

    http://cozinhasemdrama.blogspot.com.br/2011/03/bolos-de-aniversario-com-pasta-de-leite.html

    http://cozinhasemdrama.blogspot.com.br/2011/03/bolo-com-modelagem-e-flores-pasta-de.html

    http://cozinhasemdrama.blogspot.com.br/2010/11/bolo-morangos-para-o-aniversario-de.html

    http://cozinhasemdrama.blogspot.com.br/2010/11/bolo-da-pucca-para-minha-irma.html

    Na lateral direita do blog há vários marcadores. Um deles é "pasta de leite em pó": há várias opções lá.

    Abraço,
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  28. FIZ O BOLO FICOU MUITO BOM COMO FAÇO PARA POSTAR AS FOTOS PRA VC VER

    ResponderExcluir
  29. Oi Natália!
    Você pode enviar as fotos para meu e-mail: danianabittencourt@yahoo.com.br
    Estou ansiosa para ver!

    Obrigada.
    Daniana
    Blog Cozinha sem drama

    ResponderExcluir
  30. pronto ja enviei
    precisa melhorar um pouco mais ficou bom
    bjos
    FELIZ NATAL PRA VC !

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seus comentários me deixam muito feliz.
Volte sempre.
Abraços,
Cozinha sem Drama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails