quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Rocambole de frango com bacon

Quer mudar aquele franguinho de sempre? Esse rocambole é o que há! Simples e bem saboroso. E o toque com as passas foi um "tiro no escuro" que deu super certo! Experimente você também!


Ingredientes:
3 peitos de frango desossados
10 unidades de azeitonas sem caroço
1 cebola branca
½ pimentão pequeno
Tempero verde
1 tomate maduro sem sementes
4 gomos de lingüiça fininha defumada
4 colheres de aveia em flocos
1 ovo
100 g de uvas passas
Pimenta do reino, sal e cominho
Alho granulado
Azeite
Queijo mussarela para o recheio (usei apenas 3 fatias)
250g de bacon fatiado (1 caixinha)
Papel alumínio
Aproximadamente 3 batatas (usei a do tipo monalisa)
Alecrim desidratado

Modo de preparo

No processador, em etapas, moa: frango, lingüiça, tomate, pimentão, tempero verde, cebola e as azeitonas. Transfira para um bowl (bacia) e adicione: aveia, ovo, uvas passas, pimenta do reino, cominho, sal, alho granulado e azeite. Misture bem e agregue por igual todos os ingredientes. Acerte o sal. Numa superfície lisa (mesa ou balcão de mármore) abra uma folha de papel alumínio. Abra a "massa" sobre o papel alumínio, com a ajuda de uma colher. Deixe a "massa" no formato retangular com espessura média (nem muito fina, nem muito grossa), observando o tamanho do refratário que irá utilizar para assá-lo. Cubra com pedaços do queijo fatiado. Com a ajuda do próprio papel alumínio vá enrolando, com cuidado, o rocambole. Num refratário, coloque fatias de batata. Regue com um fio de azeite. Sobre elas, coloque o rocambole. Cubra-o com as fatias de bacon e salpique alecrim desidratado. 


Leve para assar em forno pré-aquecido por volta de 1 hora e 30 minutos (depende do seu forno). Retire do refratário e coloque numa travessa decorada com alfaces verde e roxa e tomate-uva. 


Rendimento: 10 porções.

Dicas:
- A "cama" de batatas colocada sob o rocambole, evita que a parte de baixo fique em contato com o refratário. Geralmente, quando isso acontece, essa parte fica mais salgada. Eu descartei as batatas depois de assado.
- Sempre que uso refratário de vidro no forno, coloco-o dentro de uma assadeira de alumínio. Dessa maneira a parte do alimento que está em contato com o fundo do refratário não assa mais rápido. Isso evita que o fundo queime.
-  Se tiver tempo, prepare-o com bastante antecedência e deixe-o na geladeira para apurar o sabor dos temperos. Este, eu preparei na noite de véspera do almoço.

4 comentários:

  1. Que delícia de rocambole!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. Dani sua receita me deu água na boca, que delicia de frango, saborosa, e com certeza fez sucesso. Adorei. Ficou lindo. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. MENINA, QUE DELÍCIA DE ROCAMBOLE! CLARO QUE NÃO PROVEI, PORÉM TENHO CERTEZA QUE ESTÁ UMA DELÍCIA.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seus comentários me deixam muito feliz.
Volte sempre.
Abraços,
Cozinha sem Drama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails