domingo, 7 de julho de 2013

Lentilha com charque

Devido as inúmeras propriedades, a lentilha deve fazer parte de uma alimentação saudável, podendo até substituir o feijão em alguns dias da semana. 

"As lentilhas são ricas em ferro, cálcio, fósforo, potássio, cobre, vitaminas do complexo B (principalmente vitamina B12) e vitamina C. Para o aproveitamento do ferro presente nesta leguminosa, é necessário associar sua ingestão com alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja ou salsa" (Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-L&pub=8478 ).  

Confesso que não sou apaixonada por ela, mas estou buscando maneiras diferentes de preparar e deixá-la com mais sabor. Segue uma sugestão:


500 g de lentilha
50 g de charque magro (sem gordura e dessalgado)
1 cebola branca média
3 dentes de alho
Azeite
Pimenta do reino e cominho a gosto
1 tomate (sem semente e picado)
1 cenoura pequena (ralada)
1 litro e 300 ml de água fervente

Numa panela de pressão refogue o alho com a cebola no azeite. Acrescente o charque, o tomate e a cenoura. Adicione os temperos secos (Pimenta do reino e cominho) e a água fervente. Lave a lentilha e coloque-a na panela de pressão e feche-a. Quando abrir fervura, conte de 15 a 20 minutos, desligue e acerte o sal e sirva.
Com essa quantidade de água, você irá obter uma lentilha sequinha, como na foto. Se desejar com caldo, acrescente mais água.

Servi com filé de frango grelhado e salada de tomate com alface americano temperada com azeite e sal.

Obs.: Cuidado com a carne de charque, já é salgada. Essa quantidade que utilizei não deixou sabor na lentilha. Na próxima preparação, colocarei uma quantidade maior. Se você não está de dieta, pode acrescentar calabresa defumada durante o preparo.


E você, como prepara sua lentilha?

Um comentário:

  1. Comecei á pouco a comer lentilhas e gosto muito.
    Essa sugestão ficou uma delicia.
    bj

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seus comentários me deixam muito feliz.
Volte sempre.
Abraços,
Cozinha sem Drama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails