quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Escondidinho de carne de sol com aipim

Oi pessoal,

Como tem passado cada um de vocês? Espero que muito bem.
Sempre ouvia as pessoas comentarem sobre escondidinhos de aipim ou de batata e tive curiosidade de experimentar. Criei o meu próprio e não segui receita alguma, pois o que esconde a carne é um purê, não é? Eu nunca tinha feito um purê de aipim, mas segui a mesma lógica do purê de batata. Achei muito interessante como ele ficou. A textura se pareceu a um requeijão cremoso bem consistente. Mas acho que isso se deve ao fato de eu ter colocado o creme de leite na aipim fervendo. Provavelmente o creme de leite ficou cozido. O sabor final foi muito bom. Principalmente porque fiz bem acebolado como meu esposo gosta.
Vejam só que simplicidade:

Ingredientes:

600g de aipim (mandioca) cozida
400g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada
Óleo
1 cebola branca média
1 cubo de caldo de carne
½ caixinha de creme de leite
3 colheres de manteiga
Tempero verde ou salsa (opcional)
Queijo parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo:
Dessalgue a carne, leve para cozinhar com o cubo de caldo de carne. Espere esfriar e desfie. Numa panela, refogue a metade da cebola com o óleo e acrescente a carne. Frite e reserve. Caso queira, poderá acrescentar tempero verde ou salsa.
Cozinhe a aipim com uma pitada de sal. Esprema ainda quente. Numa outra panela derreta a manteiga e frite a outra metade da cebola. Acrescente a aipim, misture e adicione o creme de leite. Mexa bem.
Montagem:
Forre um refratário com uma parte do purê, coloque metade da carne de sol reservada e por cima cubra com o restante do purê. Se preferir, pode salpicar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos (eu optei por não usar o queijo nem gratinar).


Até breve e até logo.

13 comentários:

  1. Jesus, passei pra conhecer seu cantinho também e dou de cara com esse prato maravilhoso, menina tô de água na boca. Vou acompanhar o blog pra ver sempre as novidades.

    Boa sorte no sorteio.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Que refeição maravilhosa amiga!! A estas horas, já me abriu o apetite!
    beijinho grande.

    ResponderExcluir
  3. Ai está uma expriençia, que deve ter ficado uma delicia :)
    bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniana!!
    Que maravilha, hein? Estou com agua na boca... Quando eu faço, eu inverto as camadas. A primeira com o purê dde aipim, a segunda com carne seca (ou de carne de sol) e por cima uma camada de requeijão.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Que delicia isso ... Já copiei a receita

    abraço
    Daniel Moura
    feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga,obrigada pela visita.Estou aqui passeando em seu blog, aff qtas delícias!!!!!! Parabénssssssss,vc é muito caprichosa e criativa.Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ai, que saudade tenho de uma carninha de sol!!!
    Beijos!
    :o)

    ResponderExcluir
  8. Huuuuummmm....Um espetáááculo de receita...
    Adoro!!

    Janaína
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oh Daniana, obrigada pela força lá no meu blog, espero em Deus que dê td certo, eu amooooooooooo... escondidinho com carne seca, sua foto ficou tentadora, cheguei a salivar aqui! Que delicia! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ei Dani!
    Gosto de vir na sua cozinha (apesar de vc ser muito mais prendada)pq segue a linha da minha...
    comida prática e fácil... realmente sem drama ;]
    Eu gosto muito de mandioca, mas a carninha fia...vou deixar no prato, viu?! :) com certeza não faltarão boquinhas para pegá-la, né Dani?!
    Um bejim e um feriado feliz...

    ResponderExcluir
  11. NOSSA QUE FOME... DEVE SER UMA DELICIA

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seus comentários me deixam muito feliz.
Volte sempre.
Abraços,
Cozinha sem Drama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails